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sábado, 9 de junho de 2012

Que tal um carro a diesel?

    Você compraria um automóvel que proporciona entre 40% e 50% de economia por quilometro rodado em relação aos veículos vendidos hoje, emite aproximadamente 25% menos CO2, gás responsável pelo efeito estufa, tem maior durabilidade, proporciona o mesmo conforto e prazer ao dirigir e apresenta, ainda, maior valor de revenda? Se sua resposta for sim você provavelmente teria um carro a diesel, assim como dois em cada cada três europeus, ou ainda tal como fazem empresários do setor de transportes da Argentina.


    Vantagens existem e hoje a tecnologia permite todos os benefícios citados acima. A economia é de até 90% por quilômetro rodado em relação ao similar movido a gasolina. Em média Com um litro de diesel é possível rodar 17 km, enquanto o mesmo carro movido a gasolina faz cerca de 11 km por litro, e se for flex, apenas 7km por litro de álcool. Com os preços atuais, o custo operacional por quilômetro com diesel é cerca de 50% menor do que com a gasolina ou cerca de 40% menor quando se comparado com o álcool. Também é menor que com GNV.
   Você deve estar surpreso e se perguntando o por que de não se fabricar veículos leves a diesel no Brasil não é mesmo? A resposta é que há 30 anos atrás o Brasil procurava reservar o diesel como combustível somente para o transporte de carga e coletivo de passageiros. E ainda por cima o petróleo entrou em crise mundial, ficando caro e aumentando a divida externa do país, que crescia a cada ano.
   A situação era crítica e havia uma real necessidade de reduzir as despesas com a importação de petróleo e derivados. Mas isso são tempos passados. Hoje, o Brasil vive uma situação econômica diferente, nosso setor automotivo vive situação de dar inveja aos países da Europa e Estados Unidos, e, principalmente, somos autossuficientes em derivados de petróleo, com produção crescente e novas reservas sendo descobertas.
   Mas parece que mesmo assim o governo ainda insiste em vetar a venda de carros movidos a diesel no país. Se o motor flex proporcionou o livre arbítrio do usuário na escolha de seu combustível, a proibição do carro a diesel vai justamente ao sentido contrário. Assim, enquanto o mundo inteiro se beneficia da tecnologia dos motores a diesel, hoje, só você não pode.

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